Vitória avança no atendimento à saúde: mutirão de ultrassonografia agiliza exames e reduz filas

Por Lucas Charles Manga

Fonte : PMVV / SECSA

Após ter anunciado, na última semana, a ampliação da oferta de ultrassonografias, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou, na manhã deste sábado (1º), um mutirão para a realização de 300 exames de ultrassonografia de mama, articulações e transvaginal.

A ação teve início às 7 horas, na Clínica Multimagem Diagnóstico, no bairro Consolação, com o objetivo de agilizar o atendimento, reduzindo o tempo de espera e o número de pacientes aguardando por esses exames.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que acompanhou o mutirão junto com a vice-prefeita, Cris Samorini e a secretária Municipal de Saúde, Magda Lamborghini, falou sobre a importância desses atendimentos:

"A ampliação do atendimento à saúde é uma prioridade para nossa gestão. Com ações como esta, estamos conseguindo proporcionar mais celeridade aos munícipes, reduzindo o tempo para a realização de exames essenciais. Isso não só melhora a qualidade de vida das pessoas, mas também fortalece nossa rede pública de saúde. Continuaremos a trilhar esse caminho que garante que todos os cidadãos de Vitória tenham acesso rápido e eficaz aos serviços que necessitam", declarou.
No mutirão, foram atendidos moradores previamente agendados pela Central de Regulação do Município, de acordo com a prioridade clínica de cada paciente.

"Tive a oportunidade de conversar com algumas pessoas e reforçar o nosso compromisso com a Saúde. Sem dúvida ainda temos melhorias e oportunidades que a gente precisa atender, esse é o nosso desafio! Estamos aqui no dia de hoje celebrando a conquista desses novos exames e também mostrando essa preocupação, esse cuidado, ouvindo de vocês o que ainda precisa ser melhorado", declarou a vice-prefeita.
Quem aprovou a iniciativa foi a fiscal de patrimônio Mariana Barros, de 26 anos, que realizou uma ultrassonografia de mama: "Esse é um exame tão importante para a saúde de mulher e a espera acabou. Vim porque tenho histórico familiar e quero me prevenir", declarou.

A secretária municipal frisou: "A Secretaria de Saúde de Vitória tem se dedicado de forma incessante para tornar os serviços prestados à população cada vez mais acessíveis e eficientes. Vale ressaltar que Vitória já atingiu a marca de 91,58% de especialidades agendadas com prazo inferior a 100 dias. Todo esse esforço para diminuir as filas de espera está em conformidade com o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça, que reforça a relevância de assegurar o acesso à saúde como um direito fundamental".
À espera de uma ultrassonografia de ombro, Jaime Alves Soares, 76 anos, elogiou a organização do mutirão. "Está tudo muito bom, e agora vou saber o que está acontecendo comigo. Tem meses que não levanto o braço e sinto dor", disse.
À espera de uma ultrassonografia transvaginal, a autônoma Julieta Rocha, de 42 anos estava satisfeita em cuidar da saúde. "Minha ginecologista pediu esse exame e entendi a importância na hora. Toda mulher precisa se cuidar. Não dá para perder a oportunidade. A Prefeitura me ligou e aceitei na hora! Vim me cuidar", afirmou.

Vitória ampliou em 173% a oferta de ultrassonografias, passando de 28.224 para 77.141 exames por ano. Entre os 30 tipos de ultrassonografia oferecidos, pela primeira vez, o município disponibilizará a ultrassonografia morfológica, exame realizado no segundo trimestre da gravidez, fundamental para avaliar o desenvolvimento do bebê, identificar possíveis complicações na gestação, diagnosticar precocemente síndromes e malformações, e contribuir para a redução da mortalidade infantil.

                      

Categoria:

Deixe seu Comentário